Versões

Versões

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

OS PREÇOS DE UM PROSTÍBULO ROMANO

Tabela de preços de um prostíbulo romano, em 1923.
Tabela de preços de um prostíbulo romano, em 1923.
Popularmente conhecida como a profissão mais antiga do mundo, a prostituição sempre esteve na boca do povo: algumas pessoas defendem a legalização da profissão, enquanto outras a consideram degradante. Independentemente de qualquer opinião, não há como negar a presença das profissionais do sexo ao longo de toda nossa história.
No cartaz, datado de 1923, podemos observar o valor cobrado pelos serviços de um prostíbulo romano. Segue abaixo a tradução do cartaz:
Tabela de Preços
da renomada casa de prazer da Madame Renata – Os preços mais baixos da Itália
Rapidinha……………£ 1,10
Normal………………..£ 1,90
Meia Hora……………£ 2,90
Uma Hora…………….£ 5,50
Com duas moças…..£ 12,30
Água, sabão e toalha por conta da casa.
Quarto com braseiro por mais 20 centesimi (centavos)
Tarifas reduzidas para estudantes e militares.
A Itália sempre contou com diversos prostíbulos, principalmente em Roma, onde os artistas da época sempre marcavam presença. Segundo alguns historiadores, muitos dos corpos retratados pelo pintor Michelangelo no teto da Capela Sistina foram baseados nos corpos de homens vistos por ele nos prostíbulos homossexuais de Roma.
No Brasil, a prostituição não é considerada uma atividade ilegal. Crime é o fomento à essa atividade ou obter lucros sobre a prostituição de outra pessoa. Estima-se que, atualmente, mais de 75 mil mulheres brasileiras exercem essa profissão na Europa, sendo a Itália um dos principais destinos.
A EQUIPE DO IMAGENS HISTÓRICAS BUSCOU INFORMAÇÕES A RESPEITO DAS REFERÊNCIAS DA IMAGEM PARA CREDITÁ-LA. ENTRETANTO, NADA FOI ENCONTRADO. CASO ALGUÉM TENHA MAIS INFORMAÇÕES, GOSTARÍAMOS QUE NOS INFORMASSEM VIA E-MAIL, POR GENTILEZA: CONTATO@IMAGENSHISTORICAS.COM.BR
Referências:
BETING, Graziella. História Viva. Capela Sistina Inspirada em Bordéis. Acesso em 29 dez. 2013.
LOPES, Paulo. Íntegras. Europa tem 75 mil prostitutas do Brasil. Acesso em 29 dez. 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário