Versões

Versões

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Acreditares... Passeando pelas palavras


As palavras sempre estiveram em mim e comigo viveram pela vida, se esvaíram na escrita.

Hoje tento fugir das palavras, procuro quase que em vão me recolher aos silêncios.


De certa forma a vida é simples e talvez o mais simples diálogo seja mais significativo que os jogos de egos e interesses pessoais, a escuta atenta sem a defensiva habitual, que em nada agrega ao relacionamento humano.
O mundo costuma ser hostil ao pensamento livre e criativo, aos valores verdadeiramente humanizados com amor. O amor precisa existir verdadeiramente. Não é palavra amor banalizada em expressões e mídias, o amor de atos e palavras, o amor verdadeiro.

O mundo conseguiu abalar meu eixo.

Recentemente algumas pessoas desafiaram minha percepção de vida. Meus valores foram colocados em xeque. Não em mim. Não isso nunca. Os bons valores procuro cultivar. Creio na bondade, na verdade, na corretude de caráter, em considerar-se o outro, no respeito a vida coletiva... Creio ainda, na livre escolha de cada homem e mulher, creio que nossas escolhas nos formam, encaminham nossas vidas e afetam, principalmente e necessariamente, ao ciclo de pessoas as quais amamos e nos amam. O bom senso deveria ser o pilar que nos rege para o relacionamento humano.
Homens e mulheres, muito além de gênero, deveriam ser considerados iguais pelo mais simples fato de sermos todos humanos. É bem verdade que intelectualmente temos as mesmas oportunidades se o contexto de vida for similar, tanto um como outro, pode sobressair em intelectualidade, academicismo e sabedoria.
Importante observar quais hipóteses estão por trás das diferenças apontadas. Fato é que somos biologicamente similares e diferentes, os hormônios que regem nosso corpo humano são diferentes, dentre outros detalhes. Certa veracidade (veracidade no sentido de que ainda existam homens assim, e são muitos, alguns disfarçados) no que ouvimos pelas rodas de conversa, que ainda nos dias atuais, homens defendam que algumas atitudes são estritamente masculinas e as justificam meramente pelo fato de que homens e mulheres são geneticamente diferentes... Questiono-me: essas diferenças tiram do ser, homem ou mulher, o poder de escolha? As diferenças suprimi a culpa em comportamento desonesto e, ainda, as diferenças confere o direito de magoar outro?
Podemos observar que o relacionamento humano obedece a uma desordem, desde que temos registros históricos, em grande parte a dificuldade está na falta de empatia, no egocentrismo exacerbado e na inabilidade humana de enxergar o outro.
Alguns levantam suas vozes embasados na literatura (extremamente correto), mas esquecem e adormecem a voz do coração. Colocam-se na retaguarda, construindo verdadeiras muralhas entre si e quem realmente é importante, aqueles que amamos e nos amam. Perdemos tempos preciosos de vida, tempos reservados para a felicidade na formação de uma vida finita levada para eternidades.

Diante de todas essas palavras conversadas, sem fugir ao teor de nossa conversa - o ser humano - se faz necessário discorrermos sobre sucesso. Quantas vezes podemos observar nos votos de feliz aniversário a palavra sucesso?

Neste ponto de nossa conversa gostaria de citar Winston Churchill que diz “O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo”. Nietzsche em um de seus momentos de sabedoria discorre “Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fieis a nós mesmos”. E ainda, tentando não me delongar em citações, arrisco uma última: “Procure ser um homem de valor, em vez de ser um homem de sucesso” – Albert Einstein.

Certa vez, a bastante tempo, fui surpreendida por meu sobrinho com uma pergunta: “Titia, o que é ter sucesso?”. Deparei-me com uma mudez de pensamentos tamanha frente a extraordinária pergunta. Respirei fundo, não poderia dar uma definição que não fosse aquela que acredito.

Em meu discernimento sucesso é alcançar na vida e no trabalho, em consonância com nossos ideais, o prazer de realizar e estar (seja em qual lugar for), fazendo bem aos outros, sem corromper seus valores, respeitando o semelhante, sucesso é encontrar alguém na vida que seja seu amigo, companheiro, cúmplice e amante, amar e valorizar a família e, em momento nenhum o sucesso está atrelado ao dinheiro, ele extrapola bens materiais, sucesso é o amor e felicidade pessoal e daqueles que permitimos fazer parte de nossa vida que são únicos.

Assim falei a ele.

Após expor minhas ‘certezas’ de sucesso, cabe a mim dizer, que ninguém é dono da verdade. Constantemente procuro sabedoria divina para minimizar as mágoas que posso vir a causar em alguém e, que se porventura venha acontecer, sabedoria para enxergar o outro e reparar o mal que causei. Almejo um discernimento extraordinário e uma abrangência imensurável de amor, com capacidade sobre-humana de demonstrar proteção aos sentimentos e em fazer o bem, direcionadas as pessoas que são únicas em minha vida.

É a mais pura verdade que acredito que é o amor que rege o mundo, e só o amor pode salvá-lo, só o amor reconhece o que é verdade. É uma perda de tempo para a história humana ou a própria história a hostilidade, a malquerença, o ódio ou nutrir ressentimentos. Dentro dos meus acreditares, acredito que o tempo é um dos bens mais preciosos que temos, quando o damos a alguém é um gesto de grande amor - ganhamos tempo. Acredito que o amor verdadeiro é aquele que procura resistir as dificuldades, independente de situações, procurando o senso comum para um desenlace com meta na felicidade. Acredito que o ser humano foi criado para a felicidade, e o amor é a consequência da felicidade. Acredito que o amor verdadeiro se preocupa com o grande, com os sentimentos, com o outro, com o tempo, com a felicidade, com as eternidades.

Concluo citando Sófocles:
“Uma palavra nos liberta de todo o peso e da dor da vida: essa palavra é amor.”

Esse Amor em forma de pessoas que enxergam com o coração.

  

Entre as coisas desimportantes... Eu me vi.
Vi minhas cores nela.

Mônica Gomes


 A alma é uma borboleta...

há um instante em que uma voz nos diz que chegou o momento de uma grande metamorfose...
Rubem Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário