Versões

Versões

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Nunca desistiu... Nunca "Kahlousse"!


Dona de uma história de vida sofrida, Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 na casa de seus pais, conhecida como La Casa Azul (A Casa Azul), em Coyoacán, na época uma pequena cidade nos arredores da Cidade do México e hoje um distrito.
Ao contrário de muitos artistas, Kahlo não começou a pintar cedo. Embora o seu pai tivesse a pintura como um passatempo, Frida não estava particularmente interessada na arte como uma carreira.
Sofreu um grave acidente. Um bonde, no qual viajava, chocou-se com um trem. O pára-choque de um dos veículos perfurou-lhe as costas, atravessou sua pélvis e saiu pela vagina, causando uma grave hemorragia. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado. Tal acidente obrigou-a a usar coletes ortopédicos de diversos materiais, e ela chegou a pintar alguns deles (como o colete de gesso da tela intitulada A Coluna Partida').

Durante a sua longa convalescença, começou a pintar, usando a caixa de tintas de seu pai e um cavalete adaptado à cama.
Sua vida foi trilhada por agruras. Mas, está mulher nunca desistiu!

Aos 22 anos casou-se com Diego Rivera, um casamento extremamente tumultuado. Este tumultuado casamento inspirou-a em diversas obras. Certa vez disse a respeito de seu marido:


"Diego está na minha urina, na minha boca, no meu coração, na minha loucura, no meu sono, nas paisagens, na comida, no metal, na doença, na imaginação.''

E mais diretamente, afirmou para Diego:

"Diego, houve dois grandes acidentes na minha vida: o bonde e você. Você sem dúvida foi o pior deles."

Como artista, alguns intitulavam-na como surrealista, a própria artista discordava desta afirmação.


"Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."

Dizia da inspiração para suas obras:

"Pinto a mim mesmo porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor.''

Uma de suas mais belas afirmações, uma vez que, com o tempo, o acidente roubou-lhe a locomoção de forma cruel:

"Pés, para que te quero, se tenho asas para voar?"
Diego Rivera escreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida.

Trailer do Filme "Frida Kahlo Film - Frida y Diego":

Sinopse e detalhes:


Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário