Versões

Versões

domingo, 22 de fevereiro de 2015

"O Homem de La Mancha" - O Cavaleiro da Triste Figura

Justo agora que tinha tomado uma decisão!
Devo dizer que o universo conspira...



Fui assistir, no teatro Sesi/SP, “O Homem de La Mancha” com tamanha expectativa, sem igual... Afinal, um dos personagens que mais amo na literatura, versão e direção de Miguel Falabella, só poderia acrescentar mais e mais ao meu pequeno conhecimento humano. Chorei rios!

“O maior pecado do mundo é ver a vida como ela é e não como deveria ser!”, frase do protagonista, Dom Quixote, o homem louco, visionário, que recria o mundo, enxergando nobreza onde não há.
O inusitado espetáculo já surpreende na escolha do cenário, um hospício, onde as mais variadas emoções nos envolvem nas horas que ali passamos, todas as mais grandiosas aventuras ocorrem dentro de um hospício, lugar que se transforma e nos leva para dentro do palco. A transformação que ocorre ali, na nossa frente do “cavaleiro da triste figura”... Estupendo!

Mas, não vim aqui contar o incontável!... Inconcebível seria tal proeza. Assistam!


Quem me acompanha me conhece e sabe meu ideal romanceado. (Sim, este ideal redundantemente idealista!) Minha visão transformada, minha teimosia em querer enxergar o que é bonito!

Um dia antes havia tomado a decisão de me esforçar ao máximo para mudar isso e transformar meu “coração” mole e visionário, que vê beleza por onde passa! Então... Me acontece “O homem de La Mancha”, o maravilhoso cavaleiro, que toca meu coração e sua idealizada Dulcinéia, com seu amor e nobreza por onde quer que vá!

Enfim, me rendo, não é hora de mudanças... Um fictício personagem conseguiu adiá-la. Até quando? Não sei... Mas repito uma das frases desse tão maravilhoso espetáculo: “Cada um tem a Dulcinéia que merece.” Será "um louco sábio ou um sábio louco?"


Versão de algumas letras que tocaram meu ser:

HÁ UMA DULCINÉIA
[Padre]

Há uma Dulcinéia
Pra cada um de nós

Pois todo amor quer ter seu par

E anda aflito a procurar

Um rosto ou uma voz!
Há uma Dulcinéia
Que espera por você
Que é capaz de erguer no ar
Algum castelo a procurar
E não se arrepender!
Mas se você é um sonhador
Não tem os pés no chão!
Cuidado, pois o seu amor
Talvez seja ilusão!
Mas não há Dulcinéia
Apenas o querer
E o pulsar do coração
Que nos aponta a direção
Que devemos seguir!
Há tantas Dulcinéias
Alguém há de lhe sorrir!


E o auge, a música que me fez chorar mais de uma vez (não que as outras não fizeram)!


O SONHO IMPOSSÍVEL

[Quixote]

Sonhar mais um sonho impossível
Vencer o inimigo cruel
Clamar com a voz da justiça
Manter da balança o fiel
Saber conceber o perdão
Amar e exibir seu troféu
Voar com as asas cortadas
Chegar às estrelas do céu!
Minha missão é correr atrás
Dos sonhos desfeitos que não voltam mais
Viver na ilusão de um mundo melhor
E disposto a sacrificar com fé e amor!
Eu sei, quando enfim eu me for, já cumprida minha missão
Vai calar-se sereno e fiel esse meu coração
E o mundo então vai saber
Que um homem cumpriu seu papel
Lutou com bravura e coragem
Chegou as estrelas do céu!

Com esta música fecho minhas deliberações... Pois, cada um tem o mundo que merece ter. Eu ainda quero acreditar!!!
Por ora, ainda não haverá mudanças, meu coração ainda permanecerá procurando as estrelas!

Os bastidores

Mônica Gomes, ainda, a perniciosa e incorrigível, de  olhar romanceado, procurando as belezas do mundo e das pessoas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário